Sem categoria

Erros comuns cometidos por fotógrafos iniciantes

Erros comuns cometidos por fotógrafos iniciantes

Quando você está aprendendo a fazer qualquer coisa, cometer erros é normal, e com a fotografia digital não é diferente.

Felizmente, aqueles que passaram anos aprendendo sobre fotografia profissional sabem que existem alguns erros comuns que os fotógrafos iniciantes costumam fazer que podem ser facilmente evitados com um pouco de conhecimento prévio.

Aqui estão alguns dos principais erros técnicos mais comuns que os fotógrafos iniciantes cometem, desde o desfoque da imagem até a composição negligenciada.

Sem foco

Se você estiver usando o foco automático e permitindo que a câmera escolha seus pontos de foco, é muito provável que você se concentre na parte errada do seu quadro de imagem de vez em quando, especialmente ao usar uma profundidade de campo rasa.

Isso é impossível ou difícil de corrigir após a foto, por isso é importante identificar seu foco no campo. Uma maneira simples de garantir um foco preciso é usar o modo de foco automático local da sua câmera para escolher seu ponto de foco. Ao focar em pessoas e paisagens, verifique se o ponto de foco está nos olhos do sujeito.

Quadro instável

Se suas fotos estiverem desfocadas ou apenas um pouco nítidas e você não tiver certeza do motivo, provavelmente é porque você está usando a velocidade do obturador muito lenta.

Quando a velocidade do obturador é muito lenta, a trepidação da câmera pode reduzir a nitidez da imagem. Uma regra prática para ajudar a evitar isso é usar uma velocidade do obturador que seja pelo menos equivalente à distância focal da lente que você está usando.

Exposição enterrada

Enquanto fotografar em RAW oferece muita latitude para ajustar sua exposição no pós-processamento, definitivamente existem limites para o que você pode fazer.

Se a sua exposição for muito escura, as sombras ficarão granuladas e descoloridas quando você as exibir no processamento. Se sua exposição for muito clara, seus destaques serão apagados e os detalhes não serão recuperados durante o processamento.

Se você tiver uma cena com um intervalo dinâmico alto, incluindo realces muito claros e sombras escuras, uma regra geral é subexpor levemente para preservar os detalhes nos realces, sem obliterar as sombras e depois iluminar as sombras no pós-processamento.

Pose estranha

Como a maioria das pessoas com quem você estará trabalhando provavelmente não serão modelos profissionais, elas provavelmente não se sentirão tão confortáveis ​​em posar. E embora seja ótimo encontrar poses on-line e experimentá-las, as pessoas provavelmente se sentirão estranhas ao saber como ficar em pé, o que aparecerá nas suas fotos.

Sua melhor aposta é usar as poses como diretrizes básicas e, em seguida, concentrar-se em tranquilizar seus modelos, envolvendo-os com contato visual e brincadeiras amigáveis, incentivando-os a se divertirem e a serem eles mesmos.

Composição confusa

Descobrir como organizar os elementos no quadro de sua câmera pode levar algum tempo. Quando você não sabe o que está fazendo, é fácil criar a composição do café da manhã de um cachorro que fará com que o espectador fique completamente perdido e confuso ao olhar para sua foto.

Felizmente, existem algumas diretrizes muito simples que podem ajudá-lo a gerenciar e organizar elementos em seu quadro com base na percepção humana, como a regra dos terços.

Elementos indesejados na foto

Uma maneira fácil de arruinar uma boa foto é fazer com que um objeto vertical, como uma árvore ou um poste de telefone, saia da cabeça do sujeito. Embora você provavelmente concentre a maior parte de sua atenção na pose e na aparência do objeto, é essencial prestar atenção também ao plano de fundo e garantir que não haja elementos de distração que surjam ou cortem o assunto, mesmo que sejam muito fora de foco.

Exagerar no pós-processamento de imagens

Quando você aprende a pós-processamento de imagens pela primeira vez, pode ser fácil ficar tão animado que você exagera.

Um erro comum que os iniciantes costumam fazer quando o processamento adiciona muita saturação e nitidez às imagens, o que resulta em fotos que parecem exageradas e totalmente irrealistas. Outro erro de processamento para iniciantes é o processamento extremo de HDR, que tira imagens de suas sombras e destaques, fazendo com que pareçam irreal ou, na pior das hipóteses, apenas horríveis.

Não fazer backup do arquivo

Um dos perigos da fotografia digital é o potencial de falha da tecnologia, e isso inclui o disco rígido no qual você armazena seus arquivos de imagem. Se você tiver apenas uma cópia dos seus arquivos de imagem armazenados e a unidade em que eles estão armazenados falhar, todos os seus arquivos de imagem estarão lá.

Isso pode trazer muita decepção para você e seus clientes. Portanto, certifique-se de ter uma segunda cópia de suas imagens armazenadas em algum lugar, em um disco rígido externo ou em um serviço de armazenamento em nuvem.

Assim, esses são alguns dos principais erros cometidos por fotógrafos iniciantes e como você pode ver, a maioria é muito simples de ser evitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *